Acho que isso tem um efeito psicológico terrível, principalmente para quem já é pessimista, como eu. A mensagem que eles passam é do tipo: "Se você não passar no vestibular esse ano, vai estar ferrado pro resto da vida, vai ser um zé ninguém, vai morrer pobre, burro e miserável".
Bem, pois eu sei de gente que não completou nem o Ensino Médio e teve mais influência na sociedade do que muita gente com diploma, como Olga Benario, o Presidente Lula, Marya Hornbacher e Machado de Assis. Não posso dizer que essas pessoas não estudaram, mas sei que, em algum momento da vida delas, elas acharam que não chegariam a lugar algum. Mesmo assim, continuaram fazendo o que acreditavam ser certo, e o que acreditavam que seria o melhor a fazer.
Às vezes escrevo coisas para tentar me convencer de algo, como por exemplo, o que eu acabo de escrever sobre vestibular. Só estou tentando não me martirizar por estar estudando coisas que eu julgo importantes ao invés da matéria do vestibular, na qual não consigo me concentrar de maneira nenhuma.

Nenhum comentário:
Postar um comentário